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sábado, 29 de maio de 2010

TECNOLOGIA 3

Com um enfoque um pouco mais delimitante, Thompson e Bates observam que a tecnologia associada ao produto pode ser dividida em quatro diferentes tipos de classificação:
(1) Uma tecnologia fixa e um produto concreto, que as mudanças são difícies ou muito lentas, sendo que se a mudança for muito extrema o mercado poderá rechaçar. Um exemplo são as montadoras de carros;
(2) Uma tecnologia fixa e um produto abstrato, onde é vista as escolas ou universidades, com seus métodos educacionais consolidados mas que produzem um produto abstrato que é o conhecimento. Pode-se ter uma forte gama de cursos, mas é baseado em conhecimentos especializados e bem definidos.
(3) Uma tecnologia flexível e um produto concreto, onde a tecnologia está sempre em inovação e o produto deve ser sempre seguro e atraente para o consumidos. Visto em empresas de eletrônicos e plásticos;
(4) Uma tecnologia flexível e um produto abstrato, onde o ambiente influencia fortemente o conjunto. É observado em empresas de propaganda e relações públicas.

Essa ponderação entre tecnologia fixa ou flexível pode colocar ou retirar uma empresa da concorrência, já que ela deve estar sempre pronta para novas tecnologias de fabricação ou prestação de serviços, mas ela não pode perder em confiabilidade e na história de sua marca.

Esta linha é tênue e pode definir o sucesso da empresa.

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